O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce) foi homenageado em sessão solene, na noite da última quarta-feira (20), em razão dos 65 anos de fundação da entidade. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa e atendeu a requerimento das deputadas Augusta Brito (PCdoB) e Rachel Marques (PT).
Entre os homenageados, estão a presidente do Sindjorce, Samira de Castro; o fundador do Sindjorce, Paulo Bonavides; a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga; o procurador regional do Trabalho, Francisco Gerson Marques de Lima; a jornalista Mariana de Oliveira Cunha; o presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT/CE), Will Pereira; o coordenador do Escritório Regional do Dieese no Ceará, Reginaldo Aguiar; e o advogado trabalhista Carlos Antônio Chagas.
Na ocasião, a presidente do Sindjorce, Samira de Castro, reafirmou o trabalho de resistência do sindicato aos ataques patronais e na defesa intransigente do emprego, das condições de trabalho, da regulamentação profissional e da qualidade de vida da categoria.
“Encaramos, sim, senhores, graves problemas, ainda, em várias redações: acúmulo e desvio de funções, jornadas irregulares, não pagamento de horas extras, exploração da mão de obra estagiária. Tudo isso somado ao aumento insuportável do assédio moral e da violência contra jornalistas de todos os segmentos”. Samira Castro.
Com quase 30 anos de advocacia na área trabalhista e sindical, o fundador do Escritório Carlos Chagas também foi homenageado na noite. Aqui, agradecemos o convite e a homenagem prestada a todos que fazem parte do Sindjorce, como também agradecemos o empenho que os dirigentes sindicais realizam para a positivação do direito do trabalho na sua categoria.
O Escritório Carlos Chagas presta assessoria ao Sindjorce há 14 anos, desenvolvendo trabalhados jurídicos em ações individuais e coletivas na Justiça do Trabalho. Foram muitas as conquistas alcançadas em todos esses anos de parceria. Esperamos poder contribuir ainda mais com a efetivação dos direitos trabalhistas da nobre categoria jornalistica.
Fonte: Portal Vermelho. disponível em: http://www.vermelho.org.br/noticia/312331-1