A população de Fortaleza vai receber um novo prédio da Justiça do Trabalho. Após obras estruturais que modernizaram as instalações físicas e deram nova fachada ao prédio, o edifício Desembargador do Trabalho Manoel Arízio Eduardo de Castro – prédio pertencente ao complexo do Fórum Autran Nunes — foi reinaugurado na quinta-feira (14/12).
O edifício Des. Manoel Arízio de Castro possui mais de 30 anos de uso e nunca havia passado por grandes intervenções de engenharia. A modernização promoveu uma recuperação estrutural, adequações para garantir acessibilidade, além de inserção de equipamentos de sustentabilidade e de eficiência energética, com um novo sistema de climatização. A área total da obra é de aproximadamente 5.650 metros quadrados.
No térreo, há um hall de acesso com recepção, novo espaço para a Central de Mandados e espaço para agência bancária. O 1º e 2º pavimentos abrigarão a 15ª, 16ª, 17ª e 18ª varas do trabalho. Funcionarão duas varas em cada andar. No 3º pavimento, funcionará a Divisão de Execuções Especiais e Hasta Pública e há ainda espaço para abrigar uma vara trabalhista. No 4º andar, há espaço para refeições rápidas, com área de convivência e salas para realização de eventos. No 5º andar, ficarão a Diretoria do Fórum, um consultório odontológico e uma área para arquivo.
De acordo com o diretor de secretaria da 16ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Francisco Otávio Costa, com as novas instalações, a expectativa é que tanto os serviços internos quanto o atendimento ao público ganhem em conforto e agilidade. “Será uma significante ampliação de espaço físico, uma vez que as quatro varas que estavam provisoriamente alojadas no outro edifício do Fórum Autran Nunes funcionavam numa área projetada para apenas duas varas. Agora, teremos salas apropriadas para calculista, assessoria e uma ampla secretaria, com atendimento adequado e acessível ao público, além de estrutura para até duas salas de audiência”, afirma o servidor.
Embora as 15ª, 16ª, 17ª e 18ª varas do trabalho passem a funcionar no novo prédio a partir da inauguração, as audiências já agendadas até o final do ano permanecerão acontecendo nas salas do Ed. Dom Hélder, cuja entrada é pela Av. Tristão Gonçalves, 912, Centro.