Negociação Coletiva e a Teoria do Iceberg

Negociação Coletiva e a Teoria do Iceberg
Carlos Chagas

“A arte da negociação é talvez o que mais profundamente distingue o homem dos animais”

 

Da relevância e urgência da iniciativa

A Reforma Trabalhista, a pandemia, as inovações tecnológicas, a conjuntura econômica e política nos fizeram mergulhar num contexto que põe em perigo os direitos dos trabalhadores. Nessa conjuntura, as negociações coletivas tanto oferecem riscos como oportunidades. Isso exige uma capacitação permanente daqueles que negociam.

Após três décadas assessorando entidades sindicais em negociações coletivas e ministrando aulas de Direito Coletivo de Trabalho, tratamos de compreender melhor esse fenômeno. Para isso, realizamos uma incursão nas mais diferenciadas abordagens e estudos acerca de conflitos e negociação. Sistematizamos os elementos que melhor se ajustam à negociação coletiva de trabalho e consolidamos nosso próprio acervo de técnicas, táticas e leituras estratégicas, que compõem uma metodologia própria e apresentadas em encontros chamados “Café & Negociação”.

 

Do encontro

Café & Negociação são encontros em que conversaremos sobre negociação coletiva de trabalho. Nesses encontros, apresentamos técnicas e estratégias valiosas, que podem ser utilizadas para se alcançar melhores resultados. Também é um espaço qualificado para troca de experiências. Os diálogos, claro, não poderiam ser feitos sem a companhia de um delicioso café.

No primeiro encontro, que ocorrerá em 13 de maio de 2022, traremos o tema “Negociação Coletiva e a Teoria do Iceberg”. A imagem do iceberg bem retrata a realidade da negociação coletiva de trabalho: apenas uma pequena parte é perceptível. Submersas desse segmento exterior, há diversas variáveis que definem a dinâmica do diálogo, assumindo papel decisivo em seu desdobramento final. Conhecer essas variáveis e saber como melhor explorá-las para alcançar os objetivos traçados se constitui em técnica poderosa no âmbito da negociação.

 

Das inscrições

Os dirigentes sindicais que tiverem interesse terão que se inscrever a cada encontro. Para inscrição, será preciso enviar e-mail para o contato@carloschagasadv.com.br, informando nome completo, entidade sindical e telefone. A inscrição só será efetivada quando confirmada pelo Escritório. Participarão até 2 dirigentes de cada sindicato, e há o limite de dez participantes para cada encontro. Os encontros são organizados e realizados integralmente pela equipe do Escritório Carlos Chagas, e são totalmente gratuitos. Eles ocorrem nas tardes das sextas-feiras escolhidas, a partir das 14 horas, e possuem aproximadamente 2 horas e 30 minutos de duração, seguido de um delicioso café. As inscrições se encerram no dia 06 de maio de 2022.

Você consegue maiores Informações no telefone (85) 3244-1398.