
Ocorreu, na sexta-feira dia 22 e 23/02, o seminário sobre Planejamento Estratégico, financeiro e Administrativo do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza. O seminário contou com a participação do advogado Carlos Chagas, sócio fundador do Escritório Carlos Chagas Advocacia Trabalhista e Sindical e professor do Centro Universitário Christus (Unichristus), e do procurador Gerson Marques, Procurador Regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará) e professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento ocorreu no Centro de formação em Tabapuá (Caucaia-CE).
Na ocasião, o Dr. Gerson Marques apresentou os desafios da organização sindical após o advento da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17), lançando aos presentes a ampla reflexão sobre os temas do custeio das entidades de classe e o conteúdo das negociações coletivas.
Por sua vez, o Dr. Carlos Chagas abordou a relação da Reforma Trabalhista e a sua relação com o modelo tecnocêntrico de produção e os impactos desse contexto sobre os comerciários. Também foi apresentado pelo advogado as iniciativas da organização sindical dos trabalhadores comerciários na Itália, sobretudo no plano das negociações coletivas de trabalho.
Feitas as exposições, houve um rico e instigante debate com os membros da diretoria do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza.
O Escritório Carlos Chagas Advocacia Trabalhista e Sindical atua há 20 anos prestando assistência jurídica a entidades sindicais na busca da proteção dos direitos dos trabalhadores no Estado do Ceará. O Escritório já contribuiu positivamente na efetivação dos direitos trabalhistas dos empregados na área de transportes, processamento de dados, jornalismo, vigilância, eletricitários, construção civil, bancários, aeroportuária, telecomunicações, tecelagem, saúde, entre outros. Acreditamos que é possível, sim, concretizar os direitos trabalhistas de forma justa e igualitária, alcançando a finalidade da justiça social.