Na última sexta-feira (27/04), foi concluída a primeira edição da Capacitação Estratégica em Negociação Coletiva com a participação de diversos representantes sindicais locais já assessorados pelo Escritório. Na ocasião, foram abordados os aspectos jurídicos da Negociação Coletiva de Trabalho.
Com uma base técnica baseada em livros e artigos da Universidade Harvard combinada com a expertise de mais de 20 anos de experiência em negociação coletiva do advogado Carlos Chagas, o curso foi desenvolvido através de uma metodologia exclusiva, intitulada “Caduceu”, e visou proporcionar aos diretores participantes a identificação de todas as variáveis que influenciam e dinamizam a negociação coletiva, buscando estabelecer a percepção conjunta (abordagem global) de todas elas e os impactos que umas exercem sobre as outras antes, durante e depois do processo negocial, fornecendo base estratégica para a tomada de decisões e escolhas planejadas de táticas e recursos a serem utilizados na mesa de negociação com o sindicato patronal.
Foram 4 módulos, divididos em 5 encontros, até a conclusão da curso. Na metodologia, foram incluídos dinâmicas de grupo, vídeos e análises comparativas, exemplos de casos concretos, técnicas de planejamento, táticas de negociação e embasamento jurídico.
Abaixo, é possível você ouvir a percepção de dois diretores que participaram da Capacitação Estratégica em Negociação Coletiva.
O Escritório Carlos Chagas Advocacia Trabalhista e Sindical considera a capacitação e assessoria em negociação coletiva do trabalho fundamental para as entidades sindicais. Quanto mais preparadas e bem assistidas estiverem as diretorias sindicais, maior a possibilidade de conquistas sociais aos trabalhadores que formam a base das entidades.